Fisio 30

Primeira Turma do Curso de Graduação em Fisioterapia da UFG é recepcionada na Semana de Integração do IPTSP

Descerramento da placa de fundação do Curso de Fisioterapia da UFG foi um dos pontos altos do evento

Texto: Marina Sousa. Fotos: Pedro Pinheiro.

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) promoveu ontem (25/5), a solenidade de abertura da Semana de Integração do IPTSP. O encontro reuniu a diretoria do IPTSP, a reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidência do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11° Região (CREFITO/DF), coordenadores dos cursos de graduação, pós-graduação e alunos dos cursos de Biotecnologia, bem como alunos da primeira turma de Fisioterapia da universidade para um grande boas-vindas, ocasião que ainda sucedeu o descerramento da placa de fundação da criação da graduação em Fisioterapia da UFG.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima disse estar muito honrada por participar da abertura da Semana de Integração do instituto e por ver o auditório cheio de estudantes. “Quero cumprimentar a todos, e que hoje, além de ser um dia muito especial que é o início das atividades presenciais, estamos recebendo a 13° turma da Biotecnologia e a primeira turma de Fisioterapia. E quero dizer para vocês que a criação do curso de Fisioterapia neste ano e dos cursos de Pedagogia no campus da Cidade de Goiás, e ainda do curso de Engenharia de Materiais sinaliza que a universidade, mesmo com o tamanho da crise, com o tamanho dos ataques que nós sofremos, a UFG não se rendeu. Ela ousou, foi corajosa e começar esse 2022 com 104 cursos de graduação não é comum, não é trivial, isso é resultado de muito trabalho e competência da universidade”.

Momentos antes do descerramento da placa de fundação do curso de Fisioterapia da UFG, cuja casa é no IPTSP, a reitora da UFG, Angelita Pereira, emitiu palavras de retribuição. “É bom contar com o apoio de todos, nós queremos cada vez mais uma universidade inclusiva, que cumpre o seu papel. Vamos precisar muito de parcerias para fortalecer a nossa graduação. Nós criamos o curso de Fisioterapia com coragem, com ousadia e com teimosia. Logo, nós vamos precisar ao longo desses cinco anos de implementação de muito apoio em diferentes formas, porque nós vamos precisar aprimorar os nossos equipamentos e nós com toda certeza, precisamos da sociedade civil em todas as instâncias e esferas - a universidade não se nega em fazer a sua parte, como também não se nega a bater na porta quando precisa, essa ponte política e diálogo é muito significativo”.

A apresentação do Musiversidade e Saúde da UFG deu um tom festivo e alegre ao evento, que emocionou os presentes pelo fato do auditório do IPTSP voltar a receber pessoas, depois do período de reclusão provocado pela pandemia e com as aulas remotas emergenciais. A mesa diretiva da solenidade da Semana de Integração do IPTSP, foi composta pelas presenças da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, da diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11° Região (CREFITO/DF), Sergio Gomes de Andrade, da diretora de Atenção Estudantil (PRAE), Jordana de Castro, da diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência (PROGRAD), Moema Gomes Moraes, juntamente com as presenças da coordenadora do curso de Fisioterapia, Patrícia de Sá Barros, da coordenadora do curso de Biotecnologia, Adelair Helena dos Santos e das estudantes, Laísa dos Santos (Fisioterapia) e Ester de Sousa (Biotecnologia).

Confira a seguir as fotos da solenidade e do descerramento da placa de fundação do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Goiás:

Fisioterapia UFG Fundação (23)

Descerramento da placa de fundação do Curso de Graduação em Fisioterapia da UFG com a presença da reitora Angelita Pereira de Lima.

Fisioterapia UFG Fundação (27)
Primeira Turma do Curso de Graduação da UFG com a Direção do IPTSP e convidados.

Fisioterapia UFG Fundação (32)
Ex-reitor da UFG, Edward Madureira, com diretoria do IPTSP e professoras fundadoras do curso.

Fisioterapia UFG Fundação (34)
Da esquerda para direita: Patrícia Barros (coordenadora do curso), Ana Claudia Sá (chefe do departamento de Saúde Funcional),
Ruth Losada (vice-chefe do departamento de Saúde Funcional),
Thais Assis (presidente do NDE).

Fisioterapia UFG Fundação (2)
Convidados da solenidade de abertura da Semana de Integração do IPTSP.

Fisioterapia UFG Fundação (50)
Estudantes do curso de graduação em Fisioterapia UFG.

Fisioterapia UFG Fundação (55)
Estudantes do curso de graduação em Fisioterapia UFG.

Fisioterapia UFG Fundação (31)
Fundação do curso de graduação em Fisioterapia da UFG.

Placa Fisio
Placa de fundação do curso de Graduação em Fisioterapia da UFG.

Categorias: Notícias Fisioterapia